Escolas Inovadoras

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Inovação

A Escola Inovadora

A proposta das Escolas Inovadoras é ir além da inovação. É romper com o paradigma existente, buscando alavancar o que está surgindo a partir da compreensão da realidade, fortemente caracterizada pela subjetividade, especialmente na busca do sentido da existência.

É o desenvolvimento das várias dimensões do ser humano que faz da educação integral do estudante o vértice de toda a ação desenvolvida neste Projeto.

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O início do processo de inovação

O Centro de Ensino Fundamental 11 de Taguatinga está localizado em um bairro que apresenta vulnerabilidade social e alto déficit de aprendizagem, além de estrutura física precária. Estas características contribuíram para que fosse selecionada para participar do Projeto Escolas Inovadoras.

O Projeto Escolas Inovadoras incorpora uma série de etapas estratégicas, que tem início a partir da sensibilização da comunidade escolar, com a implementação das estratégias metodológicas que irão permear o acompanhamento do processo. O Projeto abarca formação docente, adaptações infraestruturais e reformulação curricular com a adoção de novas práticas pedagógicas.

Desenvolvimento e vivência do Processo Inovativo

Os diversos registros do processo demonstram o quanto a comunidade escolar está respondendo às propostas implementadas. O avanço é perceptível na renovação da concepção pedagógica, na participação da comunidade e nas mudanças do espaço físico da escola.

  • Psicologia escolar e acompanhamento personalizado: foco no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, com o objetivo de assegurar um ambiente de aprendizado mais saudável e inclusivo.

  • Horta escolar e valorização das áreas verdes: projetos que desenvolvam a consciência ambiental e a sustentabilidade dentro do espaço escolar.

  • Acompanhamento personalizado das aprendizagens e da alfabetização: intervenções focadas na atenção individualizada das dificuldades apresentadas pelos estudantes para superar desafios acadêmicos específicos.

  • Nutrição e boas práticas na cozinha escolar: implementação de normas legais do GDF e orientação nutricional para promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.

  • Empreendedorismo: programas destinados tanto aos pais, visando o desenvolvimento de negócios, quanto ao fomento do empreendedorismo escolar entre os estudantes, com ênfase em projetos de vida e planejamento futuro.

  • Organização da biblioteca escolar: propor estratégias para transformar a biblioteca em um centro dinâmico de recursos de aprendizagem, estimulando o prazer pela leitura e pela pesquisa.

  • Práticas esportivas e artísticas: apresentar atividades que fortaleçam o processo de aprendizagem por meio do engajamento físico e criativo.

  • Práticas laboratoriais: sessões com atividades que abordem Ciências, Robótica, Economia Criativa e Práticas Sustentáveis para incentivar a exploração prática do conhecimento, preparando os estudantes para os desafios do futuro.